PostHeaderIcon Como melhorar a aprendizagem dos alunos?

Observando as inúmeras dificuldades inerentes a Educação Pública e a responsabilidade que temos enquanto gestores desse processo, faz-se necessário que estejamos a todo o tempo pensando em ações e projetos capazes de contribuir para alcançarmos índices mais elevados da qualidade educacional.
Pensando nisso e mais especificamente, na aprendizagem dos nossos alunos, a Secretaria de Educação de Pintadas, vem desenvolvendo uma Política Educacional pautada na formação continuada de professores, condições básicas de infra estrutura e pedagógica para os docentes, além do acompanhamento pedagógico sistemático, visto que todas as escolas municipais dispõem de uma coordenadora pedagógica, com carga horária semanal de 40 horas exclusivas, para acompanhar o ensino  através do planejamento semanal em hora atividade, acompanhamento em sala de aula e reuniões individuais com o professor, quando necessário. Entendemos que quando o ciclo composto de planejamento e execução da aula é acompanhado de perto, torna-se muito mais ampla a chance de acontecer o que mais almejamos na Educação… “a aprendizagem do aluno”.
Além das ações  acima mencionadas, contamos com parceiros estratégicos no desenvolvimento de ações e projetos que vêm contribuindo para melhorar a aprendizagem dos nossos alunos.
Desde o ano 2007 estamos desenvolvendo o Programa Despertar em todas as escolas da Zona Rural. O projeto consiste em inserir no currículo escolar, temáticas relacionadas ao “Meio Ambiente  água, Resíduos Sólidos, biodiversidade Clima e solo”, de maneira que alunos, professores e comunidade possam refletir sobre seus comportamentos em relação a essa questão tão importante para o Planeta.
A parceria com o Movimento de Organização Comunitária é de suma importância para o município de Pintadas, sobretudo no que se refere aos projetos CAT e Baú de Leitura.
O Projeto CATé um instrumento estratégico na organização metodológica das escolas Rurais, pois baseado na teoria freireana “ação, reflexão ação” o Conhecer Analisar e Transformar  CAT, permite aos alunos, professores e familiares uma interação capaz de torná-los protagonistas não apenas do autodesenvolvimento, mas também do lócus em que vivem. Além do mais, as fichas pedagógicas utilizadas pelas professoras contribui para a organização didático/pedagógica fundamental para facilitar o ensino e a aprendizagem.
 Na Jornada Pedagógica 2009, lançamos o lema “Pintadas: Cidade da leitura e da transformação social”. Durante o evento apresentamos aos professores, o projeto de leitura a ser implantado nas escolas municipais durante o ano letivo 2009. Para nós, o Projeto Baú de Leitura do MOC, foi a grande ferramenta utilizada pelas coordenadoras escolares, capaz de proporcionar a efetiva realização das ações propostas no projeto de leitura do município para todas as escolas.

Carlos Alberto Silva, Secretário de Educação do Município de Pintadas

Leave a Reply

Videos, Slideshows and Podcasts by Cincopa Wordpress Plugin